Por onde começar?

O primeiro passo é manter um cuidado pré-natal. É assim que você vai manter a sua saúde e a do bebê, acompanhando o desenvolvimento fetal e descobrindo e prevenindo precocemente possíveis complicações.

Também é muito importante conhecer mais sobre a gravidez e suas fases, tipos de parto, amamentação e outros assuntos. Você pode fazer isso por meio de pesquisas, conversas e até mesmo fazendo parte de grupos de futuras mamães.

As mudanças de hábitos também são importantes, mas pode ficar tranquila. São mudanças alimentares em que você precisa incluir na sua dieta alimentos que são benéficos para a gestação, evitando comidas industrializadas e gordurosas. Foque em alimentos ricos em ácido fólico, ferro, cálcio e ômega-3, além de frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e laticínios. Lembre-se também de ingerir bastante líquido.

Ao lado da alimentação, a atividade física vem como aliada da vida saudável. E sim, grávida pode se exercitar! Basta buscar atividades adaptadas e de baixo risco, como yoga, natação e caminhada. Antes de começar qualquer treino, consulte seu médico ou sua médica, combinado?

Como manter o bom humor?

Mesmo com todos esses passos, o estresse pode surgir. Afinal, a gravidez é uma mudança constante no seu corpo e na sua mente. Por isso, invista em um tempo de descanso e relaxamento. O sono precisa estar regulado, sendo muito importante para o desenvolvimento do bebê e a saúde do seu corpo. Crie uma rotina relaxante antes de dormir, colocando até travesseiros de gravidez no seu kit sono.

Além disso, uma coisa imprescindível que muitas pessoas deixam de lado é a conexão com o bebê! Invista em momentos de conversas, cante, toque músicas e dê carinho na barriga. Seu bebê vai amar e vocês dois podem fortalecer o vínculo desde o começo.

Essas foram apenas algumas dicas de como sua gestação pode ser cheia de alegrias, apesar dos desafios. Aplicando elas, você pode planejar o pós-parto com mais calma e presentear a si mesma e ao bebê com muito amor.