Fazer esse preparo ajuda tanto a viver uma gravidez saudável quanto a ter uma recuperação rápida no pós-parto, já que seu corpo vai contar com um cuidado completo antes, durante e depois da gestação.

Busque acompanhamento médico

Esse é o ponto mais importante. Faça um check-up, veja seu histórico de saúde e converse com o médico sobre sua vontade de se preparar para a gravidez. Escolha seu médico com sabedoria, pois ele vai acompanhar você até o final da gestação.

Mude hábitos alimentares

É muito importante estar com o corpo bem nutrido e saudável. Para isso, é essencial investir numa dieta rica em fibras, vitaminas e minerais. Invista em frutas, legumes, verduras, grãos e carnes magras, evitando alimentos gordurosos e industrializados. E não esqueça da água!

Lembrando que também é necessário evitar consumo de bebidas alcoólicas e uso de cigarro.

Pratique atividade física

Quando você engravidar, seu corpo vai ser casa de outra pessoinha. Por isso, é super importante fortalecer sua estrutura física, e você pode fazer isso por meio de exercícios físicos regulares. Caminhada, natação e até mesmo yoga pré-natal são modalidades que podem melhorar a circulação, aumentar a força muscular e facilitar o equilíbrio do corpo.

Meditação e pesquisa

Antes de engravidar, sua mente precisa de duas coisas: relaxamento e conhecimento. Para o relaxamento, você pode investir em meditação, jogos, leituras ou qualquer outro passatempo que faça você se sentir bem consigo mesma. Para o conhecimento, vale buscar leituras sobre gravidez, fazer parte de grupos de futuras mamães e entrar em contato com esse mundo da gestação para se familiarizar.

Antes de você aplicar essas dicas, lembre-se que seu parceiro também é parte disso. Inclua ele nesse preparativo, seja tendo-o como auxílio ou trocando experiências e conhecimentos sobre o cuidado com a mulher na gravidez e com a criança após o nascimento. O bebê vai ficar muito feliz quando souber, mais tarde, que a mamãe e o papai se empenharam para oferecer o melhor para sua chegada.